quarta-feira, 18 de março de 2009

Pesquisa

Antes de colocar o segundo e o terceiro posts na web, “Motivador de consumo” e “Novas propostas”, respectivamente, fiz uma pesquisa, digamos, “doméstica”. Pedi a algumas pessoas mais próximas que escolhessem, independentemente da mídia utilizada, uma ou duas propagandas que as tivessem “marcado” e de que ainda se lembrassem claramente; antigas ou não, se são memoráveis, é certo que dificilmente serão “deletadas” da memória.

O que faz uma propaganda receber o rótulo de boa? Com certeza, o fato de ter despertado a atenção a ponto de ficar registrada na mente e, por que não, nos corações. Em muitos casos – o que é excelente –, são relembradas durante anos, seja por causa de um jingle – as músicas –, uma imagem ou um texto emocionante.

No caso do jingle, como esquecer-nos, por exemplo, da campanha do Guaraná Antarctica?: “Pipoca na panela, começa a arrebentar. Pipoca com sal, que sede que dá...” À época, lançou-se também o guaraná com pizza, guaraná com bife à milanesa, onde uma mulher de biquíni, rolava na praia até ficar toda coberta de areia, etc.
E a dos Mamíferos da Parmalat?: “O elefante é fã de Parmalat. O porco cor-de-rosa e o macaco também são...” E, recentemente, o quanto foi surpreendente revê-la, depois de alguns anos, com os “filhotes” já crescidos... definitivamente, adoro as propagandas-seqüenciais!
E os textos do chocolate da garoto "compre baton, compre baton, compre baton..." ou das tesourinhas da Disney "Eu tenhoooooo, vc não tem!" Ficaram eternizados.

Colocarei aqui, duas das minhas preferidas, que me “tocaram” tanto pelas imagens quanto pelos textos:

Pedigree - Cachorro é tudo de bom
http://www.youtube.com/watch?v=YvEuZ8uD5D4


Claro - 6 centavos o minuto
http://www.youtube.com/watch?v=M4nFe8WL-wQ

Após a “pesquisa”, vejam as respostas que recebi – com exceção da última, as demais são vídeos:

Whisky Chivas – http://www.youtube.com/watch?v=vhJolSHG-UE
Seleção no Aeroporto - http://www.youtube.com/watch?v=p6lujavc-Wk
Carlton - http://www.youtube.com/watch?v=JWr75FeUFkc
Faber Castel - http://www.youtube.com/watch?v=ckxlPxNNigM
Pipoca com Guaraná - http://www.youtube.com/watch?v=XCVzgwu7qFg&feature=related
Bombril - http://www.youtube.com/watch?v=gR4qC3dIa6c
Honda - http://www.youtube.com/watch?v=Mnd6Fyrbrak
Havaianas http://www.youtube.com/watch?v=rhkZOb7zfUo
Pedigree (a mesma que escolhi, escolhida por outra pessoa)
http://www.youtube.com/watch?v=rwuXzqhrbdg
Honda (a mesma escolhida por outra pessoa):
http://www.youtube.com/watch?v=Mnd6Fyrbrak
Mercado Livre: http://www.youtube.com/watch?v=sG7XUlA2Lhc
Benetton - http://www.spiner.com.br/areas/figuras/personalidades/benetton.jpg


O objetivo principal deste post é mostrar que nenhuma das propagandas lembradas teve uma conotação sexual. A última, a que mais se difere das demais, é bem polêmica e, portanto, raramente é escolhida. É de admirar-se? Não. Claro que não.
À primeira vista, com certeza, propagandas desse gênero chamam bastante a atenção por que chocam, nunca por que despertam encanto, emoção ou mesmo provocam arrepios... pois o que causa essas sensações é a abordagem simples, doce, poética, engraçada; como a maioria das escolhidas... Fica comprovado que o público se sente muito mais seduzido quando essas outras formas são utilizadas!

:: Deixo aqui o agradecimento aos amigos que contribuíram para esta pesquisa.

6 comentários:

  1. Ahn.... quando alguém comenta sobre uma propaganda, a lembrança é mais fácil e imediata...
    Sei que não colaborei muito com a sua pesquisa, mas algumas das propagandas citadas representariam bem a minha opinião.

    Estou gostando demais do jeito como vc começou o blog, pois o mercado publicitário, queira ou não, faz parte do nosso cotidiano e tem bastante influência nesse mundo consumista e de muitos supérfluos...

    Muita coisa que circula na mídia poderia ser voltada para outros setores mais importantes, principalmente quanto à educação. Aproveitar todas os tipos de veículos para repassar boas mensagens e coisas que agreguem alguma coisa à vida de alguém...

    Mas quem se interessa? Um dia, quem sabe, as coisas mudem...

    Beijokas Mari e Parabéns pela sua iniciativa.
    Te linkei no meu, tá?

    ResponderExcluir
  2. Mari adorei tudo que li, bom respirar essas informações e ver que um bom comercial pode nos marcar através de uma música, das imagens e de humor....e graças não precisa ser de cunho sexual, apelativo, que não te acrescenta nada.

    Sucesso no blog e traga sempre novidades! Adorei ter participado da pesquisa!

    Um grande beijo, Wal
    Eu tb vou te add!

    ResponderExcluir
  3. Mari foi um prazer imenso ter contribuído para esta pesquisa. As propagandas da Benetton se eternizaram na mente e no coração de milhares de consumidores pelo mundo todo. Causando polêmica? Talvez sim, talvez não... O certo é que a marca descobriu uma forma não convencional de se fazer propaganda, seduzindo de maneira extremamente diferente o seu público. Pra mim este é o real objetivo do mercado publicitário, seduzir!! Bjo, até a próxima!!

    ResponderExcluir
  4. Marinha, acabei não enviando a minha sugestão, né?! Eu não consigo ver quase nada do youtube pelo meu note por causa da conexão (uso celular em rio claro). Bom, mas pelo que li estou dentro das estatísticas. Também tenho o jingle do Guaraná Antarctica bem forte na cabeça. Outro que vivo "assobiando" é o do McDonalds (Dois hamburgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles no pão com gergilim.... kkkk lembra???!) Acho que é mais marcante para mim até que o do Guaraná.
    Sem dúvida a propaganda da Pedigree é uma das mais emocionantes. Mas prefiro a que passava ano passado e aparecia um filhote de basset hound.
    Outra propaganda que eu adorei foi uma da Adidas que tinha o Sid Nelson e ele dizia "você não ganhou o segundo lugar, você perdeu o primeiro" rsss massa tbém!!!

    Adorei sua pesquisa Dra Mariiiinha. Este é o blog mais culto que eu acompanho :-) rss
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  5. Maricota amada...
    Só agora estou deixando comentário...
    Adorei demais o blog... Parabéns amiga... Vou te linkar no meu bloguitcho, tá?
    Adorei poder ter te ajudado nessa pesquisa...
    Esse comercial do Gordinho da Honda eu sou loucamente apaixonada... Me faz lembrar da minha mãe... Ela e eu cantamos muitoooooo essa musiquinha de por o pijama e ir pra cama...
    Lembro que essa propaganda inclusive levou o trofeu imprensa na época...
    Beijocas flor...

    ResponderExcluir
  6. FAbi, só pra atualizar, a propaganda do Sid Nelson era pra o tênis Rainha com sistema System de amortecimento.

    ResponderExcluir