segunda-feira, 22 de junho de 2009

Construindo confiança

Bom dia!

Remexendo nos papéis, encontrei um texto que o Clau tinha impresso há tempos sobre como você constrói confiança com os clientes.
Achei interessante e resolvi postar já que considero valioso para todos.
Seguem, então, as "dicas" dadas por Ricardo Jordão da BizRevolution. http://bizrevolution.typepad.com/bizrevolution/2006/07/voc_constroi_co.html
Espero que gostem.
Tenham todos uma semana produtiva!

1. Você é um cara acessível.
2. Você responde rápido quando consultado.
3. Você mantêm as promessas e os prazos de entrega.
4. A sua maneira de falar é livre de jargões e cliches.
5. Você mantêm os clientes bem informados sobre a entrega dos seus produtos e serviços.
6. Você tem uma boa compreensão sobre o negócio do seu cliente.
7. Você ouve com atenção ao que o cliente tem a dizer.
8. Você avisa o cliente com antecedência sobre o que vai acontecer.
9. Você envolve o cliente nas fases críticas do relacionamento.
10. Você valoriza o tempo do cliente.
11. Você mantêm o cliente bem informado sobre as questões que afetam o negócio dele.
12. Você faz o cliente sentir que é importante para você.
13. Você demonstra um interesse no cliente que vai além daquilo que você é pago para fazer.
14. Você não espera o cliente pedir nada ou começar nada, você SEMPRE se antecipa.
15. Você dá boas explicações sobre o que você vai fazer e porque.
16. Você lida com os problemas de relacionamento que aparecem com velocidade e transparência.
17. Você avisa o cliente PRONTAMENTE sobre mudanças que acontecem e procura sua aprovação.
18. Você CRANEIA tudo que você faz antes de fazer.
19. Você demonstra CRIATIVIDADE nas suas propostas de negócios.
20. Você documenta as atividades que faz.
21. Você demonstra vontade de diagnosticar os problemas do cliente sob o ponto de vista DELE.
22. Você demonstra vontade em redefinir o ponto de vista do cliente sobre os problemas que ele tem.
23. Você não chega a suas próprias conclusões rapidamente.
24. O teu negócio é trabalhar pelo sucesso dos outros.
25. Você está SEMPRE atualizado sobre o que acontece com o negócio do seu cliente.

3 comentários:

  1. Interessante como algumas coisas podem ser aplicadas na minha área! Gostei e vou procurar seguir alguns toques!

    bjinhu >.<

    ResponderExcluir
  2. Mari, como vc tá? Sumiu...
    Gostei desse post!
    Vê se num some...
    Bjo
    Paula

    ResponderExcluir
  3. Texto hiper interessante... gostei mesmo. Trato com clientes e sei que não é fácil, às vezes dá vontade de esganar um! rsss Bom ler algo assim para centrar os pensamentos e resgatar a paciência!
    bjs

    ResponderExcluir